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16 de Abril de 2024

Estudo de empresa fictícia utilizando ferramentas comerciais

Plano de Negócios de uma empresa.

Publicado por Stephane Oliveira
há 6 anos


RESUMO

A empresa Sousa Fialho LTDA, atua na venda e comercialização de produtos farmacêuticos, onde o plano de negócios, rege suas práticas organizacionais permitindo o planejamento fundamentado e analisado de como a empresa deva proceder de forma eficiente. As premissas analisadas da empresa supra, pautou-se pela atuação teórica e prática de áreas que atuam com o marketing, a matemática de finanças, e o comportamento do consumidor, sendo analisados suas proposituras, resultados e possíveis falhas, orientando-lhes quando necessário, por melhorias reparadoras.

Palavras – Chave: Marketing, consumidor, matemática financeira, empresa.

ABSTRACT

Sousa Fialho LTDA operates in the sale and commercialization of pharmaceuticals, where the business plan governs its organizational practices, allowing for a reasoned and analyzed planning of how the company must proceed in na eficiente manner. The assumptions analyzad by the company above were based on the theoretical and practical performance ofactions that dealwith marketing, financial mathematics and the behavior of the consumer, being analyzed its results and possible failures, guiding them when necessary, for improvements.

Keywords: Marketing, consumer, financial mathematics, company.

SUMÁRIO

01 INTRODUÇÃO..................................................................................................01

02 DESENVOLVIMENTO......................................................................................03

03 CONCLUSÃO...................................................................................................06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................07

01 INTRODUÇÃO

A relevância dos pontos inerentes de uma empresa como o, plano de negócios desenvolvido concomitantemente com as práticas organizacionais de uma empresa, consagram a grande relevância para o direcionamento organizado e controlado dos setores da empresa.

A empresa Sousa Fialho Indústria Farmacêutica LTDA, atua no mercado há 4 anos na venda e produtividade de fármacos para tratamento de alergias em geral, possuindo grandes potenciais frente ao sucesso de sua marca, garantindo assim liderança em meio a competitividade de mercado, sobressaindo-se de forma inteligente e eficiente, nos diferencias de mercado, possui alguns requisitos que outras empresas não adotam como, o canal direto com seus clientes, buscando sempre a opinião do consumidor sobre os aspectos de seus produtos, relevando sua opinião, críticas e sugestões. Além do referido canal, possui ainda como grande e notável diferencial, o cadastro de alguns clientes hipossuficientes, que não possuem recursos suficientes para arcar com o tratamento de doenças alérgicas, com isso, além de acompanhamento médico, recebem o amparo acerca dos medicamentos necessários.

Acerca dos ganhos e resultados do microambiente, possuem comprovadamente ao longo da pesquisa, condições financeiras e expansão de mercado, podem ainda propor maiores participações e organização em eventos de cunho social e cultural, valorizando a sua visão no macroambiente da empresa.

O comportamento do consumidor , é o fulcro motivador para toda a atuação da empresa, visto que é em prol da sua satisfação que a empresa investe largamente em suas projeções, principalmente nas práticas organizacionais, impulsionando os gestores da empresa, a propiciar as melhores formas de atender as necessidades da comunidade consumidora.

O viés problemático da pesquisa, não consagra um fator em si, porém orienta-se reparos e melhorias em alguns pontos a serem melhorados, na forma de melhor atender as expectativas de mercado.

As áreas de conhecimentos abordadas no estudo, refutam a importância de setores ligados ao marketing, a área de finanças, e na observação do comportamento do consumidor.

Pela premissa de demonstração da eficiência das práticas organizacionais, é tida a justificativa, levando em consideração que, em referidas práticas a empresa estudada prima pelo sucesso no mercado.

O objetivo geral perquire pela demonstração das práticas organizacionais da empresa Sousa Fialho LTDA, os objetivos específicos são, demonstrar o modo de atuação das práticas da empresa pelo plano de negócios, demonstrar possíveis soluções para otimizar setores, e permitir através do coreto estudo, o modo seguro para ampliar a empresa.

A metodologia utilizada na pesquisa, pautou-se pela descritiva qualitativa onde, o objeto de estudo coaduna a empresa Sousa Fialho, sendo devida pela introdução, desenvolvimento e conclusão, além de citar as fontes doutrinárias que rebuscam as afirmações ao longo do trabalho.

2 DADOS DA EMPRESA

Nome Empresarial: Sousa Fialho Indústria Farmacêutica Ltda.

Número de Inscrição: 09.971.246/0001-90

Nome Fantasia: Fórmula da Saúde

Situação Cadastral: Ativa

Definição do Negócio: Cumpre salientar que, para a definição do negócio de uma empresa, entende-se como a oferta que ela propõe ao mercado consumidor (MAXIMIANO, 2005).

Visão: Ofertar fármacos que melhorem a qualidade de vida de pacientes alérgicos.

Missão: Fabricar e comercializar medicamentos com qualidade e segurança para consumidores com problemas de saúde.

Tipo: Empresa privada.

Atividade Principal: Fabricar e comercializar medicamentos anti alérgicos.

2.1 PLANO DE NEGÓCIOS

Todo empreendedor, deve gerir sua empresa através de um planejamento eficiente e objetivo, Donela (2014) pontua que, a parte de suma importância a ser fundamentada é o plano de negócios.

Desta forma, faz-se mister que o empreendedor preocupe-se em planejar e desenvolver sucintamente pontos estratégicos de organização, sendo o plano de negócios, gestor instrumental de estratégias de progresso de uma empresa.

Em relação a empresa Sousa Fialho Indústria Farmacêutica LTDA, o seu lugar no atual mercado consumidor, encontra-se na majoritária preferência frente a requisição do consumidor, pelos aspectos das suas práticas enquanto organização e pela sua postura ética que, é preservada a todo custo, não desabonando em nenhum quesito que afete a sua imagem e qualidade, impactando positivamente frente a concorrência no setor farmacêutico, em síntese, sua atuação é pautada pela ética onde, existem limites dos quais a empresa não ultrapassa. O que a coloca em um patamar de respeito.

Acerca da competitividade de uma empresa, Silva (2017, p.1) comenta:

A inovação, como sabemos , é uma condição fundamental para conseguir o aumento de um negócio [...]

A qualidade é a peça chave para obter a satisfação do consumidor e pode ser facilmente alcançado quando há espírito competitivo.

[...]

Cabe à sua empresa estudar as estratégias da concorrência analisa-las de perto e perceber o que lhe trás sucesso. Para se sobressair no mercado, precisamos estar altamente motivados a levar nossa empresa ao topo.

Em meio a supracitada postura ética e moral empresarial, a empresa Sousa Fialho, em meio ao seu setor de marketing busca rotineiramente o empenho que viabiliza a melhoria do seu medicamento, tanto pela parte de layout, propagandas e demais fontes de mídias.

Propõe-se aos gestores empresarias da empresa ora estudada, a implementação do marketing cultural pois, atualmente toda grande empresa, deve posicionar-se referente a cultura do seu país, implementando eventos que valorizem inicialmente a cultura popular local, como por exemplo, patrocínio em shows que objetivem ajuda para construção de hospitais, clínicas e entidades filantrópicas, com isso, além de posicionar-se frente com a valorização cultural, expõe de forma positiva a marca Fórmula da Saúde.

Levando-se em consideração o grande respeito que o consumidor manifesta pela marca, é relevante ainda a criação de eventos sociais, com isso, a empresa viabiliza por meio de cadastros de pacientes, nos quais não possuem condições financeiras, o acompanhamento de seus tratamentos alérgicos, bem como a realização de novos exames que buscam identificar novas aquisições alérgicas, podendo assim prevenir e tratar pacientes para futuras situações emergências. A exemplo de outras formas de eventos sociais pela empresa, pode-se criar periodicamente, palestras, distribuição de folhetos, além de levar para a comunidade, informações sobre o tratamento de alergias em geral.

Observou-se que, mensalmente os gestores da empresa como seus funcionários líderes de setores como, engenheiros químicos, bioquímicos, farmacêuticos participam por meio da empresa de, capacitações visando estarem sempre atualizados para as novas proposituras em medicamentos, exames, e pesquisas científicas. Com isso, os profissionais da empresa possuem grau técnico suficiente para participarem pessoalmente dos eventos sociais mencionados, na forma de auxiliar a comunidade local.

As principais necessidades da comunidade consumidora, representam a demanda e a oferta do produto, para que a oferta seja transformada em desejo do cliente, a empresa precisa demonstrar excelência através da qualidade e persuasão. (KOTLER; KELLER, 2006).

A comunicação estratégica é de suma importância no sucesso de uma empresa, na organização empresarial estudada, realiza-se constantemente pesquisas de opinião do público consumidor de seus medicamentos em diferentes acepções informativas como, a qualidade de suas embalagem, a durabilidade do seu conteúdo, a suficiência nas informações rotulares e a conservação dos aspectos do produto quando armazenada nas temperaturas indicadas.

Com isso, evidencia-se que, a eficiência do uso de pontos de contexto de marketing, como a busca pela opinião pública consumidora, a adoção de práticas culturais e sociais, juntamente com a comunicação integradora, relevam positivamente a imagem e consequentemente o marketing da empresa.

As pessoas bem como as empresas empreendedoras, conseguem manter-se e criar novas resoluções para as necessidades do seu consumidor alvo, de forma durável e previsível (ROBLES, 2003).

As informações advindas dos clientes, devem ainda serem armazenadas e coletadas por requisitos como, tipo, tamanho, administração do produto na sua forma usual (TACHIZAWA, 2006).

Pelas premissas das oportunidades de ampliação da empresa Sousa Fialho, consagram a ideologia de instalação em maiores pontos do Brasil, sua fabricação e venda de produtos dos fármacos.

Desta forma, Camargo (2017, p.1) pontua pelas acepções que se dissertam:

Sabemos que um novo investimento operacional só faz sentido se contribuir para o lucro da empresa, seja aumentando as receitas ou reduzindo custos e despesas. Em outras palavras, toda expansão empresarial deve ser muito bem pensada e inclui um bom plano de investimento.

Para isso é necessários a ativação da área que abrange a matemática em finanças pois, é algo que requer o estudo dos riscos de financiamentos, e tomada de decisão.

Para isso, é essencial que o gestor acompanhe a real situação contábil da empresa, de modo que não prejudique demais setores que necessitem estar em contínuo processo, como exemplo o setor de produção.

Observar e identificar o modo correto dos usos de matérias, sem demandar desperdícios, é essencial para o setor financeiro da empresa, desta forma, orientou-se através do setor de recursos humanos, a promoção e oferta de comissão para os funcionários do meio produtivo ao setor de vendas, a propositura de porcentagem de comissão para os setores que menos demandarem prejuízos diretos e indiretos para a empresa Sousa Fialho.

Os ganhos microambientes correspondem à área de finanças, produção e o marketing e vendas, ou seja, é o coração da empresa enquanto operacionalização.

Atualmente, as receitas de custos da empresa Sousa Fialho, encontram-se estáveis, sem demandas onerosas trabalhistas e de fornecedores o que é importante para o próprio equilíbrio da empresa.

Por tal acepção, Macêdo (2014, p.56) ensina:

Quando nosso objetivo é constituir um capital em uma data futura, temos um processo de capitalização. Se por um lado nosso objetivo é pagar uma dívida, temos um processo de amortização. A discussão gira em torno de entradas e saídas de recursos de forma sucessiva que é característica principal desse assunto, o processo de repetição de um pagamento ou recebimento.

A empresa possui margem positiva frente a sua atual situação financeira, valendo-se como forma de cálculos em uma das suas projeções financeiras, a seguindo fórmula:

CAPITAIS DATAS

R¹ N¹

R² N²

R³ N³

... ...

Rn Nn

Onde: R¹, R², ... são os termos (prestações)

N¹, N²... são os vencimentos dos termos.

Referente ao microambiente, Batista (2017, p.1) pontua:

É importante salientar que, no microambiente interno no qual se encontra à empresa, as variáveis são controláveis, ou seja, é possível controlar todas as ações internas de uma empresa.

Por sua vez no microambiente externo onde se encontram os mercados, as variáveis são consideradas incontroláveis pois, as empresas não podem controlar a concorrência, os fornecedores, os clientes etc...

A empresa reiteradamente citada, possui total autônima das suas finanças como já relatado, estando em dia com todas as contraprestações, pagamentos de fornecedores, bem como nos quesitos de receitas fiscal e tributária.

Demonstrando-se desta forma, estar isenta de litígios de cunho jurídico trabalhista também, é essencial para a imagem da empresa, manter-se em dia com todas as suas obrigações jurídicas, por isso, orienta-se aos gestores empresariais que, mantenham-se sempre livre de tais conflitos pela própria ilibada imagem da marca e empresários.

A questão do seu macroambiente, refuta-se as explanações condizentes com as proposituras de cunho social e cultural pois, macroambiente condiz com tudo aquilo que é externo e direto a imagem da empresa, ou seja, influencia, desta forma, Batista (2017) corrobora que, faz parte desse ambiente e engloba tudo aquilo que é externo à empresa e aos mercados, ou seja, são fatores políticos, tecnológicos, tributários, econômicos, que irão influenciar as empresas e os mercados.

O comportamento do consumidor enquanto investidor da marca, demonstram-se pelo consumo dos medicamentos, pacientes com idades entre, 1 à 65 anos, tratando-se das mais diversas formas alérgicas como, renite, sinusite, intolerância à lactose, eritemas pigmentares, e alergias a componentes alimentares.

Os influenciadores para essa faixa etária de consumo, podem variar desde aspectos hereditários, a simples intolerâncias e sensibilidades.

Kotler (2000) pontua que, o comportamento do consumidor representa o meio que analisa e observa a forma que, os indivíduos, grupos, e sociedades se organizam, selecionam, adquirem produtos e serviços para atender suas necessidades.

Referente a empresa, o estudo pelo comportamento do consumidor se faz de forma contínua pois, ao desejo e expectativa do consumidor, se deve toda a arquitetura que refuta a atuação da empresa, tornando-se algo indispensável.

03 CONCLUSÃO

Portanto, as práticas organizacionais de uma empresa adquirem a importância de consagrarem sua atuação no mercado de forma segura e eficiente sendo, pelo estudo e análise de áreas como o marketing, comportamento do consumidor, área de finanças onde, integra os índices, valores, lucros, prestações e vencimentos a serem cumpridos pela empresa.

A empresa Sousa Fialho, atuante no ramo fármaco, atualmente encontra-se na posição de sempre estar buscando a melhor qualidade e visibilidade de sua marca, através da base sólida de um bom plano de negócios, a empresa investe mensalmente na capacitações dos líderes de setores da empresa, afim de demandarem maior conhecimento e qualidade em seus produtos, algo que rebusca a potencialidade na competitividade da empresa frente as demais da área.

O canal entre empresa e cliente, possui algo peculiar da organização empresarial estudada, pois permite que os gestores da Sousa Fialho a relevância das opiniões, sugestões, críticas de seus consumidores propiciando reparos e melhoras.

As ações de natureza social e cultural foram indicadas como, grandes propulsoras do marketing da empresa, na forma de oferta através de cadastro o atendimento, e acompanhamento médico, bem como assistência farmacológica para pacientes hipossuficientes que necessitam de atendimento e tratamento para doenças com alergias.

Acerca da ampliação de sua produtividade, a empresa Sousa Fialho deve estudar, analisar e ver as probabilidades sem colocar em risco demais setores da empresa sem comprometer a estabilidade da empresa.

Os ganhos e resultados microambiente remete-se especialmente ao setor de finanças, onde é prevalente a utilização de juros, taxas, porcentagens e lucros, onde pela empresa estudada tal requisito encontra-se em estabilidade e boas margens.

Em se tratando do setor macroambiente, a Sousa Fialho deve-se como forma sugestiva, idealizar, promover ou participar em maiores vezes em eventos de cunho cultural, social pois além de trabalhar nesse ambiente integrador, ajudará na maior e melhor visibilidade da empresa, perante seus consumidores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATISTA. M, Roberto. Você sabe qual é a diferença entre microambiente e o macroambiente empresarial? 2017. Disponível em: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/voce-sabe-quaea-diferenca-entre-microam... em: 22/08/2018.

CAMARGO. de, F, Renata. A importância do plano de expansão empresarial: Da vantagens ao plano de investimentos. Como expandir seu negócio sem tropeços. 2017. Disponível em: http://www.google.com.br/amp/s/www.treasy.com.br/blog/plano-de-expansao-empresarial/amp/ Acesso em: 22/08/2018.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transforma ideias em negócios. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora Empreende; LTC, 2014.

KOTLER.P. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER. P; KELLER. K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

MACÊDO de. P.F, Álvaro. Matemática Financeira. Editora Edufera. Universidade Aberta do Brasil. 2014. Mossoró/PE.

MAXIMIANO, A. C. Antonio. Introdução à Administração. 5ª edição. Ver. Amp. Editora Atlas. 2005

ROBLES, J.A. Custos da Qualidade. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2003.

SILVA, Miguel. Os 4 motivos que justificam a competitividade empresarial. Maio/2017. Disponível em: http://ecossistemadigital.pt/competitividade-empresarial/. Acesso em: 21/08/2018.

TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 2006.

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